2 de jul. de 2009

Vinte anos sem Michael Jackson























Esta foto foi tirada em julho de 1989, ou seja, há exatos 20 anos. Naquela época, Michael Jackson, assim como Madonna, era o ídolo-mor dos adolescentes ao redor do planeta. E, como sou fã de cultura pop, não poderia deixar de fazer parte desse grupo.

Na Calçada da Fama da Hollywood Boulevard, fiz questão de posar sentada sobre a estrela do ídolo que, então, já começava a esboçar mudanças que mais tarde não me agradariam tanto.

Alguns anos antes disso, por volta dos meus 12-13 anos, quando "Thriller" era um must em todas as festinhas, tentava aprender suas coreografias. Ainda não havia MTV em Terras Brasilis e, por isso, só nos restava torcer para que o vídeo passasse no "Som Pop", da TV Cultura. O programa era semanal, aos sábados à tarde, e tínhamos poucos minutos para decorar os passos de Thriller, Beat It e Billy Jean.

Em uma ocasião, organizamos uma festa de Halloween na garagem/salão de festas da casa onde morava. A decoração, as fantasias e, principalmente, as músicas foram inspiradas no famoso vídeo. Como principal atração da noite, ensaiei um grupo de amigos para apresentarmos a coreografia. Na hora H, sobrou para mim uma perfomance solo. Transformei-me em Michael Jackson com a ajuda de muitos bobs no cabelo, uma calça vermelha de brim emprestada e uma jaqueta de nylon vermelha com fita isolante preta, criando o figurino do clip. Luz negra, globo espelhado, luzes estroboscópicas e coloridas criaram efeitos especiais e ajudaram a criar o clima. No meio do salão, deixei a timidez adolescente de lado e - modéstia à parte - arrasei! (pena que, na época, máquinas fotográficas eram artigos de luxo e não me lembro de ninguém ter tirado fotos do acontecimento - ficando apenas a lembrança e a saudade)

Bem, o tempo passou e todos mudamos. Uns para melhor e outros nem tanto. O ídolo morreu e com sua morte trouxe muitas lembranças. Ao assistir os programas sobre sua carreira, choro. Nem tanto por ele - pois, para mim, aquele MJ de outrora já havia morrido há muito tempo -mas, principalmente, porque com ele foi-se uma parte da minha adolescência. R.I.P.

Ana LuX

3 comentários:

  1. Ana,

    Esta foto e da nossa viagem?

    Renato

    ResponderExcluir
  2. Vale dizer que seu post trouxe muuuuitas lembrancas boas a mim tambem...

    Abraco
    Renato

    ResponderExcluir
  3. Que bom tê-lo aqui, Renato!
    Andei sumida, mas prometo postar com mais assiduidade.
    Sim, esta foto é da nossa grande viagem pelos States. Época maravilhosa!...
    Beijo grande,
    Ana

    ResponderExcluir