7 de mai. de 2009

Dia de Civilização

Moro e trabalho a apenas 30 km da cidade grande, num lugar lindo, um verdadeiro mar de tranquilidade. Flores, passarinhos, ar puro... Mas, como nem tudo é perfeito, aqui tenho, às vezes, a sensação de viver isolada do mundo. Não que eu viva no meio do mato (o que já foi, sim, um dia, o grande diferencial desta região...), mas qualquer saída para além dos portões do condomínio exige um mínimo de paciência e todo um trabalho logístico. Especialmente quando se trata de pegar a estrada em direção à capital. Seja por conta dos gigantescos engarrafamentos que brotam, muitas vezes, do nada e de onde não há escapatória, seja por pura preguiça de enfrentar uma estrada cheia de caminhões e motoristas irresponsáveis (mesmo antes de chegar a São Paulo).

No período da manhã, principalmente, evito qualquer compromisso que envolva carro. Nos demais horários, ainda é possível arriscar, mas não para muito longe, pois corro o risco de não estar de volta a tempo de receber a Beatriz quando chega da escola.

Para não me isolar de vez e manter minha saúde mental "nos trinques", decidi que, ao menos uma vez por semana (num dia útil), tenho o dever de encarar esses 30 km e tomar um banho de "civilização". Ok, muitos vão dizer que para manter a saúde da mente (e do corpo) eu deveria tomar o caminho da roça, não o contrário. Mas, só quem vive na "roça" sabe o quanto é bom sentir, mesmo que de vez em quando, o ar poluído da cidade... Ai, ai.

Esse tal "banho terapêutico" consiste em ir para onde pulsa o coração de São Paulo: lugares como a região da avenida Paulista, rua 25 de março (que amo de paixão e merece um post exclusivo mais pra frente), Bexiga, Liberdade, centro antigo... Enfim, aproveitar para ir ao cinema, ao teatro, entrar numa dessas mega-livrarias sem hora pra sair, comer num lugar legal, participar de eventos, estudar, fazer "compritchas" e ver gente, muita gente.

Nesses meus dias especiais, pego carona com o maridão, Cássio (que trabalha na cidade e enfrenta tudo isso everyday). No caminho, na ida e na volta, conversamos muito, falamos da vida, do presente, do passado e do futuro, de tudo e de todos, sem interrupções. É - sem demagogia - uma das melhores partes do passeio! (o meu presente do Dia das Mães ficou garantido agora...hehehe)

Hoje foi um desses dias. Com um ingresso grátis para o Cinemark do Shopping Iguatemi, lá fui eu curtir uma sessão da tarde em meio a peruas e dondocas de todos os tipos (neste caso específico, concordo que, não sendo eu aposentada, só posso ser uma delas para estar no cinema às 15h de uma quinta-feira útil...).

Mas, não só de peruagem e dondoquices fez-se este meu dia. Também aproveitei para trabalhar, me inspirando (e suspirando!) com o decor e as lindas vitrines das lojas daquele grande templo do consumo sofisticado (e caro!), como Christian Louboutin (com seus sapatinhos de mais de R$ 3 mil), Emporio Armani, Bulgari, Louis Vuitton, Tiffany & Co., etc. Afinal, tudo isso é Marketing. Tudo isso é Design. Tudo isso é Eventos. E fizeram com que o meu "Dia de Civilização" fosse mais fashion.
e
Beijos "civilizados" pra todos,

Ana LuX

Nenhum comentário:

Postar um comentário